15 de set. de 2015

Editais THE HUNGER GAMES


THE HUNGER GAMES – EDIÇÃO PROFISSIONAL

EDITAL nº 05/2015

PROVA DE REDAÇÃO
1.1. O objetivo da prova de Redação é preparar os alunos para a redação do ENEM e incentivar a criatividade e inovação dos alunos através da escrita do tema proposto de forma clara e objetiva. Para tanto, serão pontuadas as três melhores redações que receberão a pontuação máxima de cem pontos cada uma. A sua classificação acontecerá de acordo a pontuação do corretor. Os critérios de avaliação serão de acordo com as habilidades determinadas pelo ENEM.
2. PÚBLICO-ALVO
2.1. Este concurso destina-se aos alunos regularmente matriculados no 1º, 2º ou 3º ano do ensino médio, na E.E.E.P. MARIA CAVALCANTE COSTA.
2.2. Deverão se inscrever:
I) Um quantitativo mínimo de dez (10) candidatos por turma.
3. MODALIDADE
3.1. O gênero escolhido é o texto dissertativo, devendo ter no mínimo 20 e no máximo 30 linhas.
3.2. O tema a ser desenvolvido será sorteado no momento da realização da prova.
4. DA REALIZAÇÃO DO CONCURSO
4.1. Para participar da prova, o (a) concorrente deverá ser aluno (a) devidamente matriculado na turma que está representando. Será comprovada no momento da prova a inscrição do candidato para confirmação dos dados.
4.2. O concurso será realizado de acordo com o calendário definido pela comissão, na sala de multimeios da E.E.E.P. MARIA CAVALCANTE COSTA. O candidato deverá comparecer com pelo menos 20 (vinte) minutos de antecedência ao local da prova portando caneta azul ou preta.
4.3. No dia do concurso os candidatos deverão observar as seguintes instruções:
I- entrar no local de realização das provas apenas com objetos de uso pessoal;
II- não portar material de consulta, calculadoras ou similares, radiocomunicadores, relógios, telefones celulares ou aparelhos similares;
III- não incorrer em comportamento indevido ou descortês para com qualquer dos aplicadores, auxiliares ou autoridades;
IV- não se retirar da sala, na qual realiza a prova, antes de transcorridos 45 (quarenta e cinco) minutos do seu início;
V – Os candidatos de cada turma deverão apresentar-se no local de prova com antecedência para a definição através do sorteio qual dos candidatos fará a redação.
4.4. Estará automaticamente desclassificado do concurso o candidato que:
I- usar de meio fraudulento ou ilícito os quais poderão ser constatados antes, durante ou após a realização do concurso;
II- utilizar durante a prova, telefones celulares, pagers ou similares, livros ou anotações.
4.5. A redação deverá ser escrita de modo legível, com caneta esferográfica preta ou azul.
4.6. O candidato terá 90 minutos para redigir a redação e deverá respeitar esse tempo. Não haverá tempo adicional, sendo assim, todas as redações serão recolhidas no mesmo momento pelo fiscal da prova.
5. DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO
5.1. Antes de efetuar a inscrição o candidato deverá conhecer este Edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos no item 2.
5.2. O candidato deverá preencher e submeter seus dados no formulário de inscrição disponível na Sala de Multimeios.
5.3. As inscrições serão realizadas no período no centro de multimeios. Será aceita uma inscrição por turma contendo no mínimo dez (10) candidatos. Atingido o número máximo de 12 inscrições que corresponde a quantidade de turmas de 1º, 2º e 3º ano.
5.4. O líder da turma receberá no ato da inscrição um comprovante da efetivação da mesma.
5.5. A comissão não se responsabiliza por erros cometidos pelo candidato no ato de preenchimento do formulário de inscrição.
5.6 A assinatura do participante, na folha de redação, implicará a aceitação plena das condições estabelecidas neste Regulamento.
6. COMISSÃO JULGADORA
6.1. A Comissão Julgadora será composta por quatro professoras Emanuelyna, Evanês Aires, Gerleide Santos e Sheila Oliveira, que selecionarão as 03 (três) melhores redações e classificará as 3 vencedoras, observando-se os critérios expostos abaixo.
7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
As redações serão avaliadas de acordo a matriz de referência para redação do ENEM e dos seguintes critérios:
A redação será pontuada de acordo com as cinco habilidades e cada uma poderá ser pontuada de 0 (zero) à 20 (vinte) pontos, perfazendo ao final das cinco habilidades a nota máxima de 100 (cem) pontos.
7.1. Adequação ao tema, entendida como a conformidade obrigatória entre o texto e o tema proposto no edital;
7.2. Qualidade da redação - Para as redações serão observados a correção gramatical, a objetividade, a originalidade, a coesão, a coerência, a criatividade, a ortografia, a concordância, a estrutura e a conclusão da ideia;
7.3. Originalidade;
7.4. A redação deverá ter entre 20 (vinte) e 30 (trinta) linhas e ser manuscrita em português com caneta esferográfica azul ou preta, pelo aluno que estará concorrendo ao prêmio;
7.5. A redação deverá conter um título, o qual estará retratando a mensagem principal apresentada no texto;
7.6. O texto apresentado deverá ser desenvolvido de forma a contemplar a apresentação das ideias, o desenvolvimento destas, uma conclusão e intervenção;
7.7. A redação será desconsiderada caso não tenha coerência com o tema e/ou for ilegível;
7.8. Só serão consideradas as redações manuscritas pelo próprio candidato, não podendo, em hipótese alguma, outra pessoa fazê-lo.
7.9. A redação não será devolvida ou revisada em nenhuma hipótese.






















ENEM 2014 - MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO
Baseada nas cinco competências da Matriz de Referência para Redação, a proposta da Redação do Enem é elaborada de forma a possibilitar que os participantes, a partir de uma situação problema e de subsídios oferecidos, realizem uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social ou cultural, produzindo um texto dissertativo-argumentativo em prosa.
COMPETÊNCIAS EXPRESSAS NA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DO ENEM E NÍVEIS DE CONHECIMENTOS ASSOCIADOS
I - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Nível 0: Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Nível1: Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Nível 2: Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Nível 3: Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nível 4: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nível 5: Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
II - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Nível 0: “Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa”.
Nível 1: Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
Nível 2: Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Nível 3: Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Nível 4: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Nível 5: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
III - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Nível 0: Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista.
Nível 1: Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Nível 2: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Nível 3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Nível 4: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Nível 5: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
IV - Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Nível 0: Não articula as informações.
Nível 1: Articula as partes do texto de forma precária.
Nível 2: Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Nível 3: Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Nível 4: Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Nível 5: Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
V - Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Nível 0: Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
Nível 1: Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nível 2: Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nível 3: Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nível 4: Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nível 5: Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
8. CRONOGRAMA

8.1. Realização da Prova:
- A data e horário da realização da prova ficará a cargo da definição feita pela comissão. Vale salientar que definido o calendário, os alunos inscritos deverão chegar com 15 minutos de antecedência ao local da prova.

9. PREMIAÇÂO
9.1 Serão classificadas as 03 melhores redações e premiados os 03 vencedores sendo 1º, 2º e 3º lugar.
9.2. Prêmios:
A pontuação de cada redação será acrescida a pontuação da gincana para classificação das equipes como provas realizadas.
10. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO
10.1. O resultado final da prova será divulgado três dias após a realização da mesma.


11. DISPOSIÇÕES FINAIS
11.1. O preenchimento desse formulário implica aceitação plena pelo candidato das disposições do presente regulamento.
11.2. A participação na prova de Redação é voluntária.
11.5. O ato de inscrição do candidato implica a declaração por parte do inscrito de que detém os direitos autorais e patrimoniais referente ao texto redigido na prova, respondendo, assim, por sua autenticidade.
11.5.1. A comissão não se responsabiliza por eventuais problemas de autoria.
11.5.2. Em caso de constatação de irregularidades, a Comissão se reserva o direito de anular o prêmio conferido.
11.7. Os casos omissos serão avaliados pela Comissão Julgadora.
11.8. A decisão da Comissão será soberana, não se admitindo contra ela nenhum recurso.
Eventuais dúvidas decorrentes deste regulamento serão esclarecidas ou resolvidas por meio do email eva_aires@hotmail.com ou pelo telefone 88 96013195.

Quixadá, 11 de setembro de 2015.

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