THE
HUNGER GAMES – EDIÇÃO PROFISSIONAL
EDITAL
nº 05/2015
PROVA DE REDAÇÃO
1.1. O objetivo da prova de Redação é preparar os alunos para a
redação do ENEM e incentivar a criatividade e inovação dos alunos
através da escrita do tema proposto de forma clara e objetiva. Para
tanto, serão pontuadas as três melhores redações que receberão a
pontuação máxima de cem pontos cada uma. A sua classificação
acontecerá de acordo a pontuação do corretor. Os critérios de
avaliação serão de acordo com as habilidades determinadas pelo
ENEM.
2.
PÚBLICO-ALVO
2.1. Este concurso destina-se aos alunos regularmente matriculados no
1º, 2º ou 3º ano do ensino médio, na E.E.E.P. MARIA CAVALCANTE
COSTA.
2.2. Deverão se inscrever:
I) Um quantitativo mínimo de dez (10) candidatos por turma.
3. MODALIDADE
3.1. O gênero escolhido é o texto dissertativo, devendo ter no
mínimo 20 e no máximo 30 linhas.
3.2. O tema a ser desenvolvido será sorteado no momento da
realização da prova.
4. DA
REALIZAÇÃO DO CONCURSO
4.1. Para participar da prova, o (a) concorrente deverá ser aluno
(a) devidamente matriculado na turma que está representando. Será
comprovada no momento da prova a inscrição do candidato para
confirmação dos dados.
4.2. O concurso será realizado de acordo com o calendário definido
pela comissão, na sala de multimeios da E.E.E.P. MARIA CAVALCANTE
COSTA. O candidato deverá comparecer com pelo menos 20 (vinte)
minutos de antecedência ao local da prova portando caneta azul ou
preta.
4.3. No dia do concurso os candidatos deverão observar as seguintes
instruções:
I-
entrar no local de realização das provas apenas com objetos de uso
pessoal;
II- não
portar material de consulta, calculadoras ou similares,
radiocomunicadores, relógios, telefones celulares ou aparelhos
similares;
III-
não incorrer em comportamento indevido ou descortês para com
qualquer dos aplicadores, auxiliares ou autoridades;
IV- não
se retirar da sala, na qual realiza a prova, antes de transcorridos
45 (quarenta e cinco) minutos do seu início;
V –
Os candidatos de cada turma deverão apresentar-se no local de prova
com antecedência para a definição através do sorteio qual dos
candidatos fará a redação.
4.4. Estará automaticamente desclassificado do concurso o candidato
que:
I- usar
de meio fraudulento ou ilícito os quais poderão ser constatados
antes, durante ou após a realização do concurso;
II-
utilizar durante a prova, telefones celulares, pagers ou similares,
livros ou anotações.
4.5. A redação deverá ser escrita de modo legível, com caneta
esferográfica preta ou azul.
4.6. O candidato terá 90 minutos para redigir a redação e deverá
respeitar esse tempo. Não haverá tempo adicional, sendo assim,
todas as redações serão recolhidas no mesmo momento pelo fiscal da
prova.
5. DO
PROCESSO DE INSCRIÇÃO
5.1. Antes de efetuar a inscrição o candidato deverá conhecer este
Edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos
no item 2.
5.2. O candidato deverá preencher e submeter seus dados no
formulário
de inscrição disponível na Sala de
Multimeios.
5.3. As inscrições serão realizadas no período no centro de
multimeios. Será aceita uma inscrição por turma contendo no mínimo
dez (10) candidatos. Atingido o número máximo de 12 inscrições
que corresponde a quantidade de turmas de 1º, 2º e 3º ano.
5.4. O líder da turma receberá no ato da inscrição um comprovante
da efetivação da mesma.
5.5. A comissão não se responsabiliza por erros cometidos pelo
candidato no ato de preenchimento do formulário de inscrição.
5.6 A assinatura do participante, na folha de redação, implicará a
aceitação plena das condições estabelecidas neste Regulamento.
6. COMISSÃO
JULGADORA
6.1. A Comissão Julgadora será composta por quatro professoras
Emanuelyna, Evanês Aires, Gerleide Santos e Sheila Oliveira, que
selecionarão as 03 (três) melhores redações e classificará as 3
vencedoras, observando-se os critérios expostos abaixo.
7. CRITÉRIOS
DE AVALIAÇÃO
As redações serão avaliadas de acordo a matriz de referência para
redação do ENEM e dos seguintes critérios:
A redação será pontuada de acordo com as cinco habilidades e cada
uma poderá ser pontuada de 0 (zero) à 20 (vinte) pontos, perfazendo
ao final das cinco habilidades a nota máxima de 100 (cem) pontos.
7.1. Adequação ao tema, entendida como a conformidade obrigatória
entre o texto e o tema proposto no edital;
7.2. Qualidade da redação - Para as redações serão observados a
correção gramatical, a objetividade, a originalidade, a coesão, a
coerência, a criatividade, a ortografia, a concordância, a
estrutura e a conclusão da ideia;
7.3. Originalidade;
7.4. A redação deverá ter entre 20 (vinte) e 30 (trinta) linhas e
ser manuscrita em português com caneta esferográfica azul ou preta,
pelo aluno que estará concorrendo ao prêmio;
7.5. A redação deverá conter um título, o qual estará retratando
a mensagem principal apresentada no texto;
7.6. O texto apresentado deverá ser desenvolvido de forma a
contemplar a apresentação das ideias, o desenvolvimento destas, uma
conclusão e intervenção;
7.7. A redação será desconsiderada caso não tenha coerência com
o tema e/ou for ilegível;
7.8. Só serão consideradas as redações manuscritas pelo próprio
candidato, não podendo, em hipótese alguma, outra pessoa fazê-lo.
7.9. A redação não será devolvida ou revisada em nenhuma
hipótese.
ENEM
2014 - MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO
Baseada
nas cinco competências da Matriz de Referência para Redação, a
proposta da Redação do Enem é elaborada de forma a possibilitar
que os participantes, a partir de uma situação problema e de
subsídios oferecidos, realizem uma reflexão escrita sobre um tema
de ordem política, social ou cultural, produzindo um texto
dissertativo-argumentativo em prosa.
COMPETÊNCIAS
EXPRESSAS NA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DO ENEM E NÍVEIS
DE CONHECIMENTOS ASSOCIADOS
I - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua
portuguesa.
Nível 0: Demonstra desconhecimento da modalidade escrita
formal da língua portuguesa.
Nível1: Demonstra domínio precário da modalidade escrita
formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com
diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de
registro e de convenções da escrita.
Nível 2: Demonstra domínio insuficiente da modalidade
escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais,
de escolha de registro e de convenções da escrita.
Nível 3: Demonstra domínio mediano da modalidade escrita
formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns
desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nível 4: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal
da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios
gramaticais e de convenções da escrita.
Nível 5: Demonstra excelente domínio da modalidade escrita
formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios
gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como
excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
II - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das
várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos
limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Nível 0: “Fuga ao tema/não atendimento à estrutura
dissertativo-argumentativa”.
Nível 1: Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou
demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com
traços constantes de outros tipos textuais.
Nível 2: Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos
dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto
dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com
proposição, argumentação e conclusão.
Nível 3: Desenvolve o tema por meio de argumentação
previsível e apresenta domínio mediano do texto
dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e
conclusão.
Nível 4: Desenvolve o tema por meio de argumentação
consistente e apresenta bom domínio do texto
dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e
conclusão.
Nível 5: Desenvolve o tema por meio de argumentação
consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e
apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
III - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações,
fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Nível 0: Apresenta informações, fatos e opiniões não
relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista.
Nível 1: Apresenta informações, fatos e opiniões pouco
relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de
vista.
Nível 2: Apresenta informações, fatos e opiniões
relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e
limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um
ponto de vista.
Nível 3: Apresenta informações, fatos e opiniões
relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores
e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Nível 4: Apresenta informações, fatos e opiniões
relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria,
em defesa de um ponto de vista.
Nível 5: Apresenta informações, fatos e opiniões
relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada,
configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
IV - Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos
necessários para a construção da argumentação.
Nível 0: Não articula as informações.
Nível 1: Articula as partes do texto de forma precária.
Nível 2: Articula as partes do texto, de forma insuficiente,
com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de
recursos coesivos.
Nível 3: Articula as partes do texto, de forma mediana, com
inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de
recursos coesivos.
Nível 4: Articula as partes do texto com poucas inadequações
e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Nível 5: Articula bem as partes do texto e apresenta
repertório diversificado de recursos coesivos.
V - Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado,
respeitando os direitos humanos.
Nível 0: Não apresenta proposta de intervenção ou
apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
Nível 1: Apresenta proposta de intervenção vaga, precária
ou relacionada apenas ao assunto.
Nível 2: Elabora, de forma insuficiente, proposta de
intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão
desenvolvida no texto.
Nível 3: Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção
relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nível 4: Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao
tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nível 5: Elabora muito bem proposta de intervenção,
detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão
desenvolvida no texto.
8. CRONOGRAMA
8.1. Realização da Prova:
- A data e horário da
realização da prova ficará a cargo da definição feita pela
comissão. Vale salientar que definido o calendário, os alunos
inscritos deverão chegar com 15 minutos de antecedência ao local da
prova.
9. PREMIAÇÂO
9.1 Serão classificadas as 03 melhores redações e premiados os 03
vencedores sendo 1º, 2º e 3º lugar.
9.2. Prêmios:
A pontuação de cada redação será acrescida a pontuação da
gincana para classificação das equipes como provas realizadas.
10.
DIVULGAÇÃO DO RESULTADO
10.1. O resultado final da prova será divulgado três dias após a
realização da mesma.
11.
DISPOSIÇÕES FINAIS
11.1. O preenchimento desse formulário implica aceitação plena
pelo candidato das disposições do presente regulamento.
11.2. A participação na prova de Redação é voluntária.
11.5. O ato de inscrição do candidato implica a declaração por
parte do inscrito de que detém os direitos autorais e patrimoniais
referente ao texto redigido na prova, respondendo, assim, por sua
autenticidade.
11.5.1. A comissão não se responsabiliza por eventuais problemas de
autoria.
11.5.2. Em caso de constatação de irregularidades, a Comissão se
reserva o direito de anular o prêmio conferido.
11.7. Os casos omissos serão avaliados pela Comissão Julgadora.
11.8. A decisão da Comissão será soberana, não se admitindo
contra ela nenhum recurso.
Eventuais dúvidas decorrentes deste regulamento serão esclarecidas
ou resolvidas por meio do email eva_aires@hotmail.com ou pelo
telefone 88 96013195.
Quixadá, 11 de setembro de 2015.
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