15 de set. de 2015

Editais THE HUNGER GAMES


THE HUNGER GAMES – Edição Profissional
EDITAL nº 04/2015
XADREZ HUMANO


O projeto XADREZ HUMANO, edição 2015, será organizado e realizado pela Escola Estadual de Educação Profissional Maria Cavalcante Costa, terá como objetivo principal desenvolver o raciocínio lógico dos alunos participantes, assim como estimulá-los em uma nova perspectiva de estudo para o Enem.
Da organização:
  • Cada professor será responsável por selecionar questões de conteúdos voltados ao ENEM, para que as turmas respondam no período de dois minutos.
  • Os professores Evanildo, Katiane e Marcos serão responsáveis pela organização geral do ambiente e execução dos duelos.
Da inscrição:
Cada turma poderá efetuar sua inscrição com vinte e três alunos formando uma equipe participante que deverá duelar contra outra equipe
  • Cada turma será responsável por fazer a sua inscrição;
  • As fichas de inscrição serão disponibilizadas na sala de multimeios:
  • Na ficha de inscrição deve conter, corretamente, o ano e o curso da turma inscrita, bem como o nome de cada aluno e a função dele.


Do local da partida:
Os duelos acontecerão na quadra da EEEPMCC, de acordo com cronograma a ser montado após a inscrição, onde as equipes se enfrentarão e equipes que perderem nos duelos serão eliminadas, havendo novos enfrentamentos entre equipes vencedoras até que se obtenha um campeão geral.


Dos componentes de cada equipe participante:
  • Um grupo de quatro alunos para responder as perguntas;
  • Dois alunos para planejar as jogadas: articuladores;
  • Um aluno para efetuar a jogada: aluno condutor;
  • Oito alunos para representarem os peões no jogo;
  • Dois alunos para representarem as torres;
  • Dois alunos para representarem os bispos;
  • Dois alunos para representarem os cavaleiros;
  • Um aluno para representar a rainha;
  • Um aluno para representar o rei.
Das regras gerais do jogo:
  • Será decidido por sorteio a equipe a começar o jogo;
  • Os alunos que representam as peças serão dispostos em cada lado do tabuleiro conforme a distribuição usual de peças no jogo de xadrez;
  • Para cada jogada a ser efetuada, será feita uma pergunta e dada vez de resposta ao grupo a jogar, devendo ser respondida em no máximo dois minutos, pelos quatro alunos responsáveis por isso; somente será executada a jogada pela equipe se respondida corretamente.
  • Caso a equipe não responda corretamente, a vez de resposta passará ao outro grupo participante, devendo ser respondida de imediato, e se respondida corretamente ser-lhe-á dada a vez de jogada;
  • Caso a pergunta passe à outra equipe e essa também não responda corretamente, voltar-se-á à equipe inicial com outra pergunta e, procede-se da mesma maneira até que um dos grupos responda corretamente;
  • Em qualquer dos casos, após respondida corretamente a pergunta, será dado um minuto para planejamento da jogada pelos dois alunos responsáveis; e então a jogada será executada pelo aluno responsável;
  • Se o rei de uma das equipes for posto em xeque, será dada vez de jogada, sem necessidade de responder pergunta, a essa equipe para que defenda seu rei;
  • O movimento das peças obedecerá às regras do xadrez usual;
  • Vence a equipe que efetuar xeque mate sobre o outro grupo dentro de no máximo quarenta minutos;
  • Se decorrido quarenta minutos não houver nenhum xeque mate, será contada a pontuação de cada equipe através da soma dos valores de cada peça capturada, sendo vencedora a equipe que obtiver maior pontuação;
  • Decorrendo quarenta minutos e não ocorrendo xeque mate nem captura de peças, ou havendo empate na pontuação de captura de peças, a partida será prorrogada até que uma das equipes capture uma peça ou efetue o xeque mate, sendo esta a equipe vencedora.
Será proibido a utilização dos seguintes itens:
a) Livros didáticos;
b) Cadernos;
c) Dicionários;
d) Notebooks, tablets, celulares, calculadoras, ou qualquer outra fonte de pesquisa;
e) Óculos escuros, fone de ouvidos, bonés, walkmans, e qualquer outro material que não condiz com a realização do duelo.

  • A equipe cujos componentes desobedeçam ou incite a desobediência às regras do jogo será eliminada da partida, sendo a outra equipe declarada vencedora;
  • Atos de indisciplina serão sujeitos a perca de pontos por parte das turmas envolvidas.


Pontuação válida na captura de peças para caso não aconteça xeque mate:

  • Peão: 1 ponto;
  • Cavalo: 3 pontos;
  • Bispo: 3 pontos;
  • Torre: 5 pontos;
  • Rainha: 9 pontos.













































ANEXO 1

REGRAS DO XADREZ USUAL

O jogo de Xadrez tem dois participantes, que usam um tabuleiro para jogar.
  • Jogadores - 2.
  • Peças - 32 peças, 16 brancas e 16 pretas. Sendo que ambas as cores possuem:
    • 2 Torres;
    • 2 Cavalos;
    • 2 Bispos;
    • 1 Dama;
    • 1 Rei;
    • 8 Peões.
  • Tabuleiro - tabuleiro de 64 casas, claras e escuras.
  • Objetivo - Impor o xeque-mate ao adversário ou o seu rendimento.
Definições:
  • Xeque - Rei sob ameaça de captura.
  • Xeque-mate - Rei sob ameaça de captura, sem que ele tenha como escapar.
  • Captura - Determinada peça toma a posição de uma outra peça adversária. Esta é removida da partida.
O Jogo:
O tabuleiro deve ser posicionado de modo que a 1ª casa a esquerda de cada jogador (casa "a1" para as peças brancas e "h8" para as peças pretas) seja da cor preta. O jogador que estiver jogando com as peças brancas começa o jogo, podendo fazer o primeiro movimento. A seguir, os jogadores alternam jogadas até o fim do jogo.
Movimentação das Peças:
  • Torre: A movimentação da torre se dá somente de forma horizontal (linhas do tabuleiro) ou vertical (colunas do tabuleiro);
  • Bispo: Esta peça se movimenta somente nas diagonais do tabuleiro;
  • Dama: Uma dama pode se movimentar tanto na horizontal como na vertical (assim como uma torre) ou nas diagonais (assim como um bispo);
  • Rei: Se movimenta em qualquer direção mas com limitação quanto ao número de casas. O limite de casas que um rei pode se deslocar é de uma casa por lance. O rei NUNCA pode fazer um movimento que resulte em um xeque para ele;
  • Peão: O peão somente pode fazer movimentos adjacentes à sua posição anterior, isto é, não pode retroceder. O peão, assim como o rei só pode deslocar-se 1 casa à frente por lance, no entanto, quando o peão ainda está na sua posição inicial, este pode dar um salto de 2 casas à frente;
  • Cavalo: É a única peça que pode "saltar" sobre outras peças. A movimentação do cavalo é feita em forma de "L", ou seja, anda 2 casas em qualquer direção (vertical ou horizontal) e depois mais uma em sentido perpendicular;
  • Nenhuma peça, quando deslocada, pode ocupar uma casa que já está sendo ocupada por outra peça da mesma cor;
  • Quando a casa de destino de uma peça, quando em movimento, estiver sendo ocupada por uma peça de cor adversária, a peça em movimento efetuará a captura da adversária;
  • A captura feita por peças do tipo peão só é possível quando a peça a ser capturada estiver deslocada uma linha à frente e 1 coluna a direita ou a esquerda. A captura se dá na diagonal.
Movimentos Especiais:
  • Roque: É um movimento que envolve 2 peças da mesma cor. São elas o Rei e qualquer uma das torres. O roque é feito ao mover o rei 2 casas para qualquer lado na horizontal. Para se fazer um roque é obrigatório satisfazer as seguintes condições:
    • O Rei não pode ter sido mexido até o momento do roque. Tem que estar na posição inicial;
    • Assim como o Rei, a Torre tambem não pode ter sido mexida, portanto deve estar na sua posição inicial;
    • As casas pelas quais o Rei irá passar, não podem estar sob ameaça das peças adversárias;
    • Não pode haver nenhuma peça obstruindo o caminho onde passarão Rei e Torre.
OBS: Para efetuar o Roque, clique sobre o Rei e clique sobre a posição desejada. O sistema moverá a Torre automaticamente.
  • Captura en-passant: Esta captura é um tipo especial feita por peões. Regras para a captura en-passant:
    • O peão a ser capturado deve ter feito o lance inicial de 2 casas;
    • O peão que vai fazer a captura, pode fazê-la como se o peão a ser capturado estivesse exatamente 1 casa à frente da sua posição inicial e deslocado 1 coluna a esquerda ou a direita como na captura normal.
Promoção de Peões:
Um peão, ao alcançar a última linha do tabuleiro (no caso das brancas a linha 8, e no caso das pretas a linha 1) é promovido, o jogador é obrigado a escolher entre uma das seguintes peças para substituí-lo:
  • Dama
  • Torre
  • Bispo ou
  • Cavalo.
Vitória:
Só existem 2 formas de um jogador vencer. São elas:
  • Se o jogador fazer um Xeque-Mate ao adversário;
  • Se o adversário desistir da partida.
Empates:
Uma partida é considerada empatada quando:
  • Um jogador não puder mais efetuar jogadas consideradas legais.
Rei Afogado:
O "rei afogado" é uma posição que ocorre em duas circunstâncias ao mesmo tempo:
  • O jogador da vez não tem jogadas legais para realizar;
  • O rei do jogador da vez não está em xeque e não pode movimentar nenhuma peça.
Quando isto acontece, se diz que o rei está "afogado" e a partida termina em empate.


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