28 de mai. de 2015

Aula de campo

 AULA DE CAMPO – 3º ANO AGROINDÚSTRIA

Realizamos no dia 27 de maio de 2015, aula de técnica de práticas laboratoriais no laboratório de leites do IFCE em Limoeiro do Norte-CE.  Tivemos a oportunidade de complementar a parte os conteúdos das disciplinas de tecnologia e processamento de leites e derivados I, II e III e gestão da qualidade dos alimentos. Foram realizadas práticas sobre a orientação da professora Auriana – IFCE,  Kermedy Pinheiro (coordenador do curso técnico em agroindústria) e o Paulo Henrique (professor), com a participação de trinta alunos da turma de 3º ano de agroindústria. A vivencia pela manhã se deu na prática de fabricação de queijos (queijo coalho, minas frescal e ricota), a tarde foi realizado práticas de analises físico-químicas para determinar a qualidade do leite.
 As práticas realizadas tiveram participação ativa dos alunos e em muito contribuirá na entrada dos estagiários no campo de estágio, requisito necessário para a conclusão do curso técnico.
            Foi também de grande relevância e enriquecimento dos alunos na ligação do conhecimento teórico e prático utilizados na formação de técnico em agroindústria.






13 de mai. de 2015

Aula de campo



 AULA DE CAMPO – 2º ANO AGROINDÚSTRIA

Realizamos no dia 13 de maio de 2015, sobre a orientação dos Professores Kermedy Pinheiro (coordenador do curso técnico) e Paulo Henrique (professor), com a participação de trinta alunos da turma de 2º ano de agroindústria. Na chapada do Apodi. A aula técnica foi realizada com o objetivo de mostrar para os alunos todas as fases da produção de frutas, especialmente a produção de bananas, desde o plantio até o processamento dos frutos na empresa FRUTACOR.  Foi possível ainda visitar a unidade experimental do IFCE onde tivemos a explanação sobre os projetos de pesquisa ali desenvolvidos. E por fim uma visita a estrutura de produção e beneficiamento de sementes da empresa Vale Sementes.
A aula foi de grande aproveitamento para um maior entendimento das disciplinas de processamento de cereais, tecnologia de frutos e hortaliças e embalagens e aditivos para alimentos.



8 de mai. de 2015

HOMENAGEM AS MÃES: CAFÉ E APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS


Homenagem às mães. Café da manhã e muito amor e carinho todos os dias.




7 de mai. de 2015

9° Seminário Empreender

9° Seminário Empreender na faculdade Cisne - Participação da EEEP Maria Cavalcante Costa





4 de mai. de 2015

Aula de campo

A EEEP Maria Cavalcante Costa realizou etapas para classificação de alunos com o intuito de participar da IX MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES – IX MOBFOG – 2015. Foi realizada uma etapa classificatória no período de 13 à 17 de abril para a seleção dos melhores resultados por turma para  participarem  da  etapa  do  dia  13/05/15.
A MOBFOG tem por objetivos fomentar o interesse dos  jovens  pela  Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins, promover a difusa o dos conhecimentos básicos de uma  forma  lúdica e cooperativa,  mobilizando  num  mutirão  nacional, alunos,  professores,  coordenadores  pedagógicos, Diretores,  pais  e  escolas,  e  instituições  voltadas  às atividades aeroespaciais. Na criação dos foguetes fica claro como este tipo de atividade possibilita a aprendizagem integral e o desenvolvimento de habilidades diferenciadas como elaborar um modelo com melhor aerodinâmica, estimulando o trabalho cientifico através de pesquisas e tentativas a fim de chegar ao melhor resultado.





MOBFOG



A EEEP Maria Cavalcante Costa realizou etapas para classificação de alunos com o intuito de participar da IX MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES – IX MOBFOG – 2015. Foi realizada uma etapa classificatória no período de 13 à 17 de abril para a seleção dos melhores resultados por turma para  participarem  da  etapa  do  dia  13/05/15.
A MOBFOG tem por objetivos fomentar o interesse dos  jovens  pela  Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins, promover a difusa o dos conhecimentos básicos de uma  forma  lúdica e cooperativa,  mobilizando  num  mutirão  nacional, alunos,  professores,  coordenadores  pedagógicos, Diretores,  pais  e  escolas,  e  instituições  voltadas  às atividades aeroespaciais. Na criação dos foguetes fica claro como este tipo de atividade possibilita a aprendizagem integral e o desenvolvimento de habilidades diferenciadas como elaborar um modelo com melhor aerodinâmica, estimulando o trabalho científico através de pesquisas e tentativas a fim de chegar ao melhor resultado.